sexta-feira, abril 06, 2007

O regresso á televisão da stand up comedy?

Notícia do Jornal de Notícias:


"RTP2 prepara programa centrado no "stand up comedy"

Luís Filipe Borges apresenta o directo desde o Maxime





"Dá um passo seguinte em relação ao 'Levanta-te e ri', anuncia Luís Filipe Borges, o apresentador de "Sempre em pé", a aposta no humor da RTP2, que estreia na próxima terça-feira, pelas 23.30 horas.

Tal como o antigo programa da SIC, criado pela anterior direcção de Programas, chefiada por Manuel Fonseca, "Sempre em pé" focaliza-se no "stand up comedy", ainda que tenha como missão seguir a linha mais purista dentro do exemplo de referência norte-americano, adianta Luís Filipe Borges, o "rapaz da boina", que se tornou conhecido em a "Revolta dos pastéis de nata".

A prestação dos humoristas solitários em palco, apenas munidos pela palavra, acontecerá na lendária sala de espectáculos da capital chamada Maxime. O directo é transmitido desde lá.

Uma das rubricas do "Sempre em pé" será preenchida com a participação de uma figura conhecida. A ideia é lançar o desafio a uma personalidade pública para se aventurar nesta área. "Uma espécie de 'Dança Comigo' do 'stand up comedy'", ilustra o apresentador. A actriz Maria Vieira aceitou o primeiro convite. O programa tem previsto algumas colaborações fixas na área dos "sketches" humorísticos, como as dos "Pionés", que estrearam na SIC Radical, fazendo jus ao pressuposto de dar a conhecer novas equipas criativas.

Sobra ainda espaço para peças feitas pelo público em formato vídeo - pequenos filmes, os conteúdos audiovisuais mais na moda, que encontram expressão máxima no site gratuito YouTube. Esses trabalhos podem através do programa ir mesmo lá parar. "Estaremos sempre abertos ao máximo de contribuições possível dos espectadores", explica Luís Filipe Borges.

"Os melhores vídeos serão depois exibidos e integrados num espaço próprio no YouTube". A interactividade, o apelo à participação do espectador foi outra das linhas mestre proposta pelos responsáveis do canal para este programa.

Sim, porque "Sempre em pé" partiu de uma ideia da direcção de Programas da RTP2. Os autores da ideia alertaram mesmo para alguns rumos a evitar, designadamente, o caminho da graça mais fácil, como a que usa referências a sexo e obscenidades.

A produção do programa, a Videomedia, foi herdada de a "Revolta dos pastéis de nata". "O canal quis aproveitar o capital ali adquirido".

"Nilton, Bruno Nogueira, Aldo Lima, Francisco Menezes, inscrevem-se no tipo de 'stand up comedy' que pretendemos fazer", adianta ainda o apresentador.

"A ideia é contar alguma coisa e não simplesmente entreter, como acontece com a piada avulso". Esse é o entendimento do passo seguinte ao "Levante-te e ri".

RTP2 prepara programa centrado no "stand up comedy"

Luís Filipe Borges , de 29 anos, diz que os directos são o seu desporto radical. Meia-hora antes de ir para o ar, está sempre apavorado. Os sucessivos directos em a "Revolta dos pastéis de nata" não apaziguaram a ansiedade. Só quando se exibe o genérico, a inquietação se vai esvanecendo. "Mas, depois, acaba por ser um prazer fazer o directo". Luís Filipe Borges participou em programas como "Zapping", "Fenómeno", antes de apresentar a "Revolta dos pastéis de nada", onde se popularizou como o "rapaz da boina". O apresentador conta que foi a produção que lhe sugeriu o seu uso, por o ver assim nas crónicas de A Capital. "Traduzia o espírito da revolta, o estilo Che Guevara", explica. Filipe Borges começou a usar boina quando veio para Lisboa estudar Direito. É de Angra do Heroísmo. A sua primeira compra na capital foi um chapéu. Na altura, o objectivo era diferenciar-se dos colegas que vestiam blazers. Hoje, deixa a boina em casa, quando quer passar despercebido."




Saúdo com agrado o regresso da stand up comedy portuguesa ao panorama televisivo e espero que este programa lhe faça uma boa promoção.
Pelos vistos a ambição é grande
"Dá um passo seguinte em relação ao 'Levanta-te e ri'" , vou esperar para ver.




5 comentários:

Popy disse...

vamos lá ver...

se nao tiver palmas a cada piada lançada pelo humorista de serviço ja é um bom avanço ao levanta-te e ri

1/2Kg de Broa disse...

vá lá, se também contar com o João Seabra, o Hugo Sousa e o 7 Estacas também era bom!

Eduardo Ramos disse...

Eu já ando um bocado cansado de tanto esterco na TV.
O 2º canal da televisão Nacional tem sido até agora o que, na minha opinião, vai salvando o barco. Espero que me volte a surpreender pela positiva.

Alice disse...

Olá, João
Espero ter o grande prazer de te ver neste novo programa...Aqui para nós, preferia-te a ti do que ao Aldo Lima. Enfim, nem todos podem gostar do amarelo.
Vou aguardar.
Hoje é um dia especial! Não é só por ser domingo de Páscoa, não. Mas, porque é dia do teu aniversário!!! Por isso, os meus sinceros parabéns e que este dia se repita por muitos anos, blá, blá, blá. Já agora, uma Páscoa com muitas amêndoas, folares e... uns canecos!...
Um beijão da admiradora
Alice Branco

disse...

Só agora é que dei de caras com o teu blog! É bom saber que ainda andas por aí a fazer rir o pessoal. Eu era grande fã do Levanta-te e ri, não perdia um, tive mesmo pena que tivesse acabado (até espremi uma lágrima...). Uma vez apanhei o 7 estacas num bar cá da minha mini cidade, coitado enchi-o de perguntas e lá me deu um autógrafo todo catita. Espero um dia encontrar-te também para me dares um autógrafo! Continuação de bom trabalho!