quinta-feira, janeiro 08, 2004

H

Esta é uma das letras que mais polémica suscita na lingua Portuguesa...
Muita gente se esquece dela ou coloca-a em sitios errados... mas tambem não admira o "H" é mudo!! ele não fala... ele não se pode pronunciar sobre o melhor local em que ele gostava de ficar numa palavra.
Deve ser a unica letra em que o proprio nome dela não tem a sua letra... agá. Coitadinha, já não bastava ser muda como tambem não tem personalidade.
Por isso não é de admirar que eu ás vezes me esqueça do "H". Eu tenho a certeza que quando todos vocês estão a falar se esquecem do agá... vocês quando estão a falar, não começam a pensar naquilo que estão a dizer :
"- Eu disse á, mas é um á com agá, atenção!! Porque isso muda logo todo o sentido do que eu estou a dizer..."
Enfim, o agá, é uma letra desprezada por todos, uma letra sem som, sem voz... os unicos momentos em que nos apercebemos do agá, é quendo ele vai fazer intreferencia com outras letras, como o "l" e o "c"... mas mesmo aqui ele não passa de um ruido, de uma intreferencia, estilo "xeeeeeeeeeeeeeeee....".
Os espanhois, é que arranjaram uma boa maneira de não ter esse problema e acabaram com o agá nos casos mais criticos, até o baniram do próprio nome do país...España.
Assim eles sabem sempre se tem um "H" ou não.... Se chegarem a um á do verbo haver em que tenha que levar um "H" eles apenas dizem...
"- Til á"
E toda a gente fica a saber que esse á tem "H" a que eles chamam til.
Mas o "H" trás outros problemas, nomeadamente aos hipopatamos... ora, estes animais, ao começarem por "H" nasceram mudos, e por isso mesmo eles não emitem nenhum som, e foi por isso que eles tiveram que aprender a nadar...
"-Aprender a nadar porque o nome começa por "H" ?!?!?!? "
Sim!!
Pois eles por serem mudos quando caiam á agua, não conseguiam pedir socorro e morriam afogados e ao longo da adaptação da especie, os hipopatamos tiveram que aprender a nadar.
E isto tudo, apenas porque o seu nome começa por "H".

Sem comentários: