terça-feira, dezembro 12, 2006

FAQ Nº1

Gostava de fazer Stand Up Comedy. Como hei-de começar? Como sei se tenho jeito?

Há muitas pessoas que me perguntam isto. O conselho que dou é começar da maneira mais “amigável”, ou seja, e por pontos:


  • Escrever o material

  • Ensaiar o material, de preferência em frente a um espelho

  • Falar com um dono de bar que seja amigo ou conhecido e pedir-lhe para lá experimentar o texto

  • Convidar o maior número possível de amigos para lá estar. Torna-se mais fácil na primeira vez se tivermos um público amigo. Sentimo-nos mais relaxados e confortáveis perante um grupo de amigos que (em principio) não serão tão exigentes com o nosso número.

  • Levar uma câmara e pedir a alguém para filmar toda a actuação para uma visualização futura, afinal o nosso melhor crítico, somos nós próprios.

  • No fim da actuação, pedir opiniões sinceras, principalmente aos amigos que nós sabemos que nos dirão a verdade por pior que ela seja.

A partir daqui as opções crescem, podemos chegar á conclusão que não temos jeitinho nenhum para aquilo e mais vale concentrar as energias noutro projecto.
Mas mesmo que a actuação corra mal, isso não quer dizer que sejamos fraquinhos, as variáveis são muitas, o texto podia ser fraco, o publico podia estar a passar ao lado das punch lines, ou então estavam com a atenção no que estava a dar na TV, as condições do bar podem ser más e termos estado 20 minutos a falar atrás de uma maquina de venda de cigarros sem ninguém nos conseguir ver… enfim, há que pesar todos os factores da actuação para tentarmos chegar á conclusão se temos ou não temos jeito para a coisa.

Depois de tudo pesado e calculado o melhor ainda é… experimentar de novo, escrever outro texto, juntar as melhores piadas do primeiro texto, arranjar um novo publico, se possível outro bar e… lançarmo-nos ás feras.

Ninguém começa a fazer Stand Up Comedy e é logo ovacionado de pé, tem que se amadurecer, tanto a presença em palco, como os textos, como os timings, há toda uma aprendizagem que tem de ser feita e a melhor maneira de o fazer é através da tentativa erro, tentativa erro, até acertar.

3 comentários:

Anónimo disse...

visita o meu blog
http://acomedia.blogs.sapo.pt

Pistolero disse...

Obrigado pelas dicas vou ter o meu primeiro teste eheh. Fica bem e boa sorte.

Pistolero disse...

Obrigado pelas dicas vou ter o meu primeiro teste eheh. Fica bem e boa sorte.