quarta-feira, setembro 24, 2003

Stand Up Comedy 1

A Stand Up Comedy em Portugal sofreu um boom este ultimo ano, principalmente graças ao programa "Levanta-te e ri"....
Muitos dirão que o que se passa no Levanta-te e ri não é Stand Up Comedy... é verdade que algumas das pessoas que passaram por lá, apenas se limitaram a contar anedotas, mas vi lá momentos de stand Up geniais, que nem em DVDs estrangeiros encontro.
Ainda há muita confusão entre Stand Up e contar anedotas... e basta ir a um bar actuar, que muitas vezes somos apresentados como contadores de anedotas... e muitas vezes é o público que pensa que vai para uma sessão de anedotas.
Mas já começa a haver uma consciencia para o que é Stand Up Comedy e a haver um público especifico que quer ver e ouvir Stand Up.
Muitos dirão que o que se faz lá fora é muito melhor do que se faz aqui em Portugal... é normal, nos EUA e em Inglaterra eles são aos milhares e já o fazem há muitos anos... mas eu deixo-lhes um desafio, tentem encontrar ou encomendem na net uns DVDs de Stand Up Comedians estrangeiros e vejam com um olhar critico... vejam depois alguns dos melhores momentos do Levanta-te e ri e comparem...
Outros dirão . "Aqui em Portugal os stand up comedians usam e abusam do palavrão e da piada fácil ".
Em resposta a isto eu peço-vos para verem por ex. o Robin Williams, actor consagrado e que já fez muitos filmes da Disney, o seu DVD da sua actuação na Broadwayque pode ser comprado cá em Portugal, em que ele tem uma actuação fantástica de 1h30, e na qual ele usa a palavra "Fuck" quase uma centena de vezes e em que usa piadas fáceis sobre sexo... ou então o caso do Eddie Murphy, em que tem actuações ao vivo, onde os fucks e mutherfuckers, aparecem ao ritmo das virgulas...
Lá como cá, existem estilos diferentes, desde o clean sem um unico palavrão, ao estilo mais agressivo possivel.
Nós temos cá por ex. um Aldo Lima ou Ricardo Araujo Pereira, que não dizem praticamente um único palavrão e tambem temos o contrário.
Temos o estilo de gajo revoltado com a vida do Bruno Nogueira e o estilo ácido e de piadas anti-politicamente correctas do Ze Diogo Quintela, em contraponto com um estilo mais nonsense de um José Moreira ou de um Miguel 7 Estacas.
Temos o estilo de actualidades e visão do mundo do Nilton e o estilo cáustico e profético do Carlos Moura.
Um Marco Horácio com o seu ar de grande maluco, o Óscar Branco a representar a "velha" guarda em contraponto ao pessoal novo que vai aparecendo...
Uma das melhores coisas que podia acontecer ao Stand Up português é este aparecimento de vários estilos e maneiras de vêr o humor e o mundo, se colocassemos estes comediantes a vêr a mesma situação, por ex. uma paragem de autocarro, iriamos ter diversas visões sobre esse assunto, cada um a encontrar piadas em situações diferentes...
Muitos dirão que preferem este ou aquele, que gostam mais do estilo daquele... ainda bem que assim é, tal como o arco-iris que tem várias cores apesar de se gostar mais de uma ou outra, assim tambem o panorama da Stand Up Comedy em Portugal tem vários estilos diferentes.

Poça!!! Tanto paleio e paleio sério... será que estou doente !?!




Sem comentários: